<BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener("load", function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <iframe src="http://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID=4207325281865512794&blogName=LIVRE+PARA+VOAR&publishMode=PUBLISH_MODE_BLOGSPOT&navbarType=BLACK&layoutType=LAYOUTS&homepageUrl=http%3A%2F%2Flivrevoo.blogspot.com%2F&searchRoot=http%3A%2F%2Flivrevoo.blogspot.com%2Fsearch marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" frameborder="0" height="30px" width="100%" id="navbar-iframe" title="Blogger Navigation and Search"></iframe> <div></div>
ANUNCIOS E PESQUISAS

 
 
online
Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar" (Clarice Lispector)

 
 
 

 
 
UM JEITO DE SER

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar" (Clarice Lispector)

 
Top Paragliding Sites
 
 
 
 
When once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been and there you will long to return. (Leonardo da Vinci)
 
 
Voando Comigo
 
 
Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo. Agora construa os alicerces." (William Shakespeare)
 
 
Arquivos do Blog
  • Ontem foi assim...
  • No tempo certo !!!
  • FELIZ NATAL - FELIZ ANO NOVO E BONS VÔOS
  • ZCAS - O que é isso?
  • Mammatus ou Mamma
  • Galera de Japeri e Natal Radical
  • Marcelo e seu boomera no Cristo Redentor
  • Minha vela voou........ U-huuuuuuuu
  • Mais uma etapa findada....
  • Ground Handling - Vela Niviuk Hook
  •  
     
    ÚLTIMOS VÔOS
     
     
    OUTROS VÔOS
     
     
    MOÇA DO TEMPO
     
     
    URUBUSERVATÓRIO CARIOCA
     
     
     
    BLOG DO MEU INSTRUTOR
    Marcelo Almeida
     
    ASA DELTA
    (Vídeos Interessantes)
     
     
     
    MEUS EQUIPAMENTOS
     
     
    VÍDEOS TEÓRICOS
     
     
     
     
     
     
     
    PAPO CABEÇA
     
    BlogBlogs
     
    Add to Technorati Favorites
     
    Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
     
     
    OUTRAS DIREÇOES
       
     
     
    Sport Blogs - Blog Catalog Blog Directory
     
     
     
     
    LAYOUT POR:
     
    Rosa dos Ventos - Livro de visitas




    « Home | Ontem foi assim... » | No tempo certo !!! » | FELIZ NATAL - FELIZ ANO NOVO E BONS VÔOS » | ZCAS - O que é isso? » | Mammatus ou Mamma » | Galera de Japeri e Natal Radical » | Marcelo e seu boomera no Cristo Redentor » | Minha vela voou........ U-huuuuuuuu » | Mais uma etapa findada.... » | Ground Handling - Vela Niviuk Hook »

    Época de CB´s




    Tenho um post chamado CB no ar, piloto no bar - é a máxima dos pilotos não só de vôo livre, mas de aeronaves também.


    Meu instrutor fez um post no blog dele chamando a atenção para o cuidado que deve ser dispensado nessa época do ano de constante instabilidade atmosférica. Enfim, chegou a época dos CB´s. E acabei de ler um relato no blog do Nader sobre um sufoco passado com uns CB´s no seu caminho.


    Do meu terraço tenho uma visão previlegiada das cordilheiras da região Oeste e Norte e Serrana (Terê). E já fazem três dias que a CBzada têm aparecido no céu com tudo no inicio da tarde. Na terça-feira, eram 13 horas da tarde e lá estava o horizonte numa condição animal com nuvens branquinhas e bigornas já formadas. Hoje, no mesmo horário e lá pelos lados de Nova Iguaçu e Campo Grande a condição também não era agradável e já havia formação de torres. Não demorou muito, por volta das 16:30 horas, o céu do Rio de Janeiro estava as escuras por breves minutos. Nesse exato momento, enquanto digito, tem uma nega lindissima em cima da minha casa.


    Então, o lance é o seguinte: A galera que é aluno de vôo livre, que não tem a mãnha dos mais velhos, não deixem de escutar o seu instrutor e os mais antigos. As vezes, ficamos afoito para voar, tirar os pés do chão, mas nem sempre é o momento adequado ou a condição propícia. As vezes é melhor ficar quietinho em casa, tomando um choppinho com os amigos, indo no salão fazer o cabelo, ou beijar na boca do namorido, do que ficar arriscando sua vida por aí.





    Como se formam os CB´s? Vamos lá:


    As formações nebulosas com grande desenvolvimento vertical - CUMULONIMBUS (CB), também identificadas como tempestades de trovoada ou thunderstorms, ocorrem em todos os estados brasileiros. Elas podem ocorrer a qualquer hora, dia ou noite ao longo de todo o ano. A ocorrência de tempestades com trovoadas são mais comuns nos meses mais quentes, no período final da tarde. A cada momento, aproximadamente 1.800 CB's estão em desenvolvimento em torno do planeta, associados a descargas atmosféricas (raios) que atingem a Terra, 100 vezes a cada segundo. Os CB's são muito importantes para a reposição e distribuição da precipitação. Para a aviação, além de ser um limitador de espaço aéreo, pois o vôo dentro destas nuvens é de extremo risco, também pode afetar os procedimentos de pouso e decolagem devido às cortantes de vento geradas pelas fortes correntes, ascendentes e descendentes, em torno da nuvem. Turbulência, granizo, formação de gelo, saraiva (granizos que são lançados para fora da nuvem, em ar claro), relâmpagos e por vezes tornados poderão estar associados aos CB's e influenciarem na segurança das operações aéreas.




    • Cumulonimbus (CB): nuvem de trovoada; base entre 700 e 1.500 m, com topos chegando a 24 e 35 km de altura, sendo a média entre 9 e 12 km; são formadas por gotas d'água, cristais de gelo, gotas superesfriadas, flocos de neve e granizo. Caracterizadas pela "bigorna": o topo apresenta expansão horizontal devido aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro, e é formado por cristais de gelo, sendo nuvens do tipo Cirrostratos (CS).

    O que ocasiona o CB? A ação de um CB fica limitada ao diâmetro entre 5 e 25 milhas, sendo, portanto, uma tempestade muito localizada, cujos topos podem chegar, ou ultrapassar, aos 17.000 metros, nas latitudes baixas e nas regiões de ciclones tropicais e furacões.
    Para o desenvolvimento de um CB, existem três ingredientes essenciais:


    Umidade

    - A presença de umidade na atmosfera é necessária para a formação da nebulosidade e de precipitação. O sol, além de aquecer o solo e o ar sobre ele, provoca a evaporação da umidade do solo, lagos, rios e oceanos, aumentando assim a umidade do ar.
    Instabilidade - O aquecimento do ar nos níveis próximos ao solo associado ao aumento da umidade desestabiliza a massa de ar. O ar quente é menos denso (mais leve) que o ar frio, então, existindo ar frio e seco acima, a tendência será de troca de ar, com o ar frio descendo e o ar quente subindo. Isto é instabilidade.
    Levantamento – Este é o gatilho para o início de ascensão do ar e o princípio da tempestade. São exemplos de levantamentos:


    • a) Ar movendo-se para cima de uma montanha (levantamento orográfico);
      b) Ar colidindo com uma frente (levantamento frontal). Frente é a zona de transição entre duas massas de ar diferentes; onde as massas colidem, o ar menos denso (quente ou mais úmido) ascende sobre o outro;
      c) Ar frio soprando do oceano ou lago podem formar frente de brisa marítima, caso o ar frio colida com o ar mais quente sobre o continente e
      d) A corrente descendente fria que sai do CB forma “frentes de rajadas”, as quais podem vir a causar o desenvolvimento de novos CB's.

    Quais são os tipos de ocorrências de CB?


    Os CB's podem ocorrer das seguintes formas: a) ISOLADOS - Quando a nuvem é única e de forma isolada dentro de uma determinada área; b) CACHOS MULTICÉLULAS - Quando existem vários CB's dentro de uma determinada área e sem uma disposição organizada. c) LINHA DE INSTABILIDADE - Quando existem vários CB's formados em linha, de maneira compacta. É muito comum preceder a sistemas frontais. d) SUPERCÉLULA - Formação extremamente perigosa, com correntes de ar ascendentes e descendentes, suficientemente capazes de se manterem sozinhas como uma só entidade por horas. A rotação do ar elevando-se dentro deste mesociclone favorece a formação de tornados.


    Fontes de Pesquisa:




    3 - INMET
    Mas Beth e tem aluno que voa com CB no ar? Vixi! E como tem! Coisa de instrutor doido e alunos sem preparo.

    Marcadores: , , , ,

    Vôo de : Beth Santana em quinta-feira, 17 de janeiro de 2008 às 16:59 **
    * *




    Layout Exclusivo - Labellaluna® Web