<BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener("load", function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <iframe src="http://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID=4207325281865512794&blogName=LIVRE+PARA+VOAR&publishMode=PUBLISH_MODE_BLOGSPOT&navbarType=BLACK&layoutType=LAYOUTS&homepageUrl=http%3A%2F%2Flivrevoo.blogspot.com%2F&searchRoot=http%3A%2F%2Flivrevoo.blogspot.com%2Fsearch marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" frameborder="0" height="30px" width="100%" id="navbar-iframe" title="Blogger Navigation and Search"></iframe> <div></div>
ANUNCIOS E PESQUISAS

 
 
online
Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar" (Clarice Lispector)

 
 
 

 
 
UM JEITO DE SER

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar" (Clarice Lispector)

 
Top Paragliding Sites
 
 
 
 
When once you have tasted flight, you will forever walk the earth with your eyes turned skyward, for there you have been and there you will long to return. (Leonardo da Vinci)
 
 
Voando Comigo
 
 
Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo. Agora construa os alicerces." (William Shakespeare)
 
 
Arquivos do Blog
  • Keep Flying
  • Grande Mestre Urubu
  • To Fly by...Kaká
  • 34 dias depois !!!!
  • Décima Segunda Aula
  • Décima Primeira Aula
  • Travessia Petropolis - São Conrado
  • Décima Aula
  • Trip
  • Trip no findi
  •  
     
    ÚLTIMOS VÔOS
     
     
    OUTROS VÔOS
     
     
    MOÇA DO TEMPO
     
     
    URUBUSERVATÓRIO CARIOCA
     
     
     
    BLOG DO MEU INSTRUTOR
    Marcelo Almeida
     
    ASA DELTA
    (Vídeos Interessantes)
     
     
     
    MEUS EQUIPAMENTOS
     
     
    VÍDEOS TEÓRICOS
     
     
     
     
     
     
     
    PAPO CABEÇA
     
    BlogBlogs
     
    Add to Technorati Favorites
     
    Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
     
     
    OUTRAS DIREÇOES
       
     
     
    Sport Blogs - Blog Catalog Blog Directory
     
     
     
     
    LAYOUT POR:
     
    Rosa dos Ventos - Livro de visitas




    « Home | Keep Flying » | Grande Mestre Urubu » | To Fly by...Kaká » | 34 dias depois !!!! » | Décima Segunda Aula » | Décima Primeira Aula » | Travessia Petropolis - São Conrado » | Décima Aula » | Trip » | Trip no findi »

    Entendendo as térmicas



    ENTENDENDO AS TÉRMICAS

    (fonte: Esportes e Radicais)


    De modo simplificado podemos dizer que a formação de nuvens ocorre a partir de uma térmica. Para entender as térmicas volte um pouco no tempo e tente se lembrar da época do ginásio. Como se formam as nuvens? O ar quente esfria à medida que sobe e, depois de uma certa altura, a umidade se condensa, formando, assim, as nuvens. Essas nuvens são chamadas de cumulus. Por isso você vê o parapente ou a asa delta girando e subindo: porque o piloto, ao encontrar uma térmica, tenta ficar dentro do raio de atuação dela, subindo junto com o ar quente. Asas e parapentes aproveitam estas colunas de ar ascendente e sobem à altitudes inimagináveis. Fazendo círculos, executando um percurso em espiral até a base das nuvens.

    Um das demonstrações visíveis da presença de térmicas é o urubu: pássaro preto que não gosta de bater asas, voa em térmicas a procura de alimentos ou para se deslocar de uma região para outra, tem uma grande sensibilidade para voar em correntes de ar ascendentes, esta sempre presente em rampas boas de vôos. O pássaro sabe tudo ! Uma das analises é ver o urubu em vôo, o piloto sempre esta atrás de um urubuzinho. (Fonte: CBVL - Clube Baiano de Vôo Livre - Dicionário dos termos usados no Vôo Livre).

    Lembrete indispensável: se existe alguma coisa subindo é sinal que outra está descendo. Portanto, perto de uma corrente térmica ascendente existe sempre uma corrente de ar descendente, que vai ocupar o lugar deixado por aquela parcela de ar que subiu.

    O grande lance é ficar o menor tempo possível numa descendente e o maior numa ascendente. Num dia bom, com algum treino, você consegue voar quanto tempo quiser, pegando carona nas térmicas.

    Não é sob qualquer condição meteorológica que se pode praticar vôo livre. Em dias de chuva ou vento forte, nem pensar. Se há chuva nas proximidades é bem provável que o vento vá aumentar de velocidade, porque a massa de água que cai ocupa o lugar de uma quantidade grande de ar que se desloca, fazendo, assim, a intensidade do vento crescer.

    Existem também dois tipos de Cumulus Congestus e a Cumulus Nimbus (ou C.B. para os íntimos), que nas palavras de um praticante de vôo, "tem a péssima mania de destruir tudo o que voa, inclusive você". Por isso, cuidado!!

    As Cumulus Congestus são aquelas nuvens que formam torres enormes, que em dias quentes são muito fáceis de serem avistadas. Abaixo delas, as correntes de ar ascendentes são violentíssimas. Se um piloto entrar com o parapente em seu raio de ação ele certamente estará em apuros. Essa nuvem funciona como uma chaminé: suga tudo que está na base e cospe o que está no topo, que pode estar a alguns mil metros de altura, numa temperatura congelante e praticamente sem oxigênio.

    A Cumulus Congestus pode perder a força e se dissipar, não causando maiores problemas, mas ela também pode evoluir e, de um minuto para o outro, se transformar numa execrável C.B.

    A C.B. é aquela nuvem preta, com uma cabeça em forma de bigoma (nimbus significa cabeça) e que solta raios. Ela é uma verdadeira e poderosa demonstração da força da natureza.

    Não esqueça: CB no ar, piloto no bar.

    Marcadores: ,

    Vôo de : Beth Santana em quinta-feira, 30 de agosto de 2007 às 13:24 **
    * *


    BETH FLY!!

    Hhahahaha...Prometi que só postaria no dia que tirasse os PÍES DEL SOLO!!

    Pero, morri de rir das CBs...hahahaha

    C.B???? Pra mim serao sempre as "NEGONAS" kkkkkkk

    AMEI, TE AMO, SEMPRE

    Voando com: Anonymous Julie | 3 de setembro de 2007 21:22  

    AHHHHHHH É VERDADE JULLIE SHOW
    AS NEGONAS ........ KKKKKKKK
    VIVENDO E APRENDENDO NO DICIONARIO DO VOO LIVRE.
    AHHHHHHHH ..... MIGA ... POIS É .... TEACHER ACHA QUE MAIS UNS DIAS, POUCOS DIAS, ESTAREI NA RAMPA. AFFFFF....... MAS JÁ?
    PREFIRO NÃO PENSAR NISSO POR ENQUANTO.

    Voando com: Blogger Beth Santana | 3 de setembro de 2007 23:55  



    Layout Exclusivo - Labellaluna® Web